segunda-feira, 21 de julho de 2014

"Sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor"... ops?

É dia de semifinal, Brasil x Alemanha, brasileiros um tanto amedrontados por saber da potência da Alemanha e por sentir falta de dois importantes (mas não únicos!) jogadores: Neymar Jr. e Thiago Silva. A tensão, típica de semifinal de copa do mundo dobra nos corações dos torcedores.
Começa o primeiro tempo, e, sem mais demoras, afinal, não houve um brasileiro sequer que não soubesse da notícia: Alemanha 5 x 0 Brasil. Torcida pra virada no segundo tempo, porém...
Todo mundo sabe como acabou, uma lavada de 7 gols da Alemanha, e nós com um simples e humilde único gol. Resultado: jogadores chorando, torcida chorando, gente criticando a seleção, o treinador, a FIFA, a presidenta, o governo, a galáxia... Mas, espera aí, será que isso aí está certo?
Eu sou totalmente leiga pra futebol, entre as poucas coisas que sei, consigo acompanhar o jogo sabendo que bola dentro da rede é gol, e quem faz mais gols numa partida ganha, ou seja, sou profiissional em futebol né?! Mas, independente de ser ou não boa entendedora do esporte, tenho a plena convicção de que queimar bandeira, criticar o governo, etc, etc, não resolve nem justifica nada.
Em primeiro lugar, queimar a bandeira nacional é CRIME. E não se protesta nem se reivindica nada com crime. Se você é do tipo que adora uma manifestação, saiba fazê-la direito, afinal, manifestação que desrespeita o próximo perde a razão.
Não estou aqui pra defender nem criticar ninguém, mas, engraçado como mais da metade dos revoltados com os representantes políticos, ações e investimentos do governo simplesmente esqueceu dos problemas durante a copa. Mais uma vez: não vou defender nem criticar, reprimir nem incentivar, mas, sinceramente, há alguém que possua um botão de liga/desliga insatisfação? Sabe o que é mais "engraçado"? Metade vai votar errado de novo na próxima eleição.
E culpar a seleção ou o técnico também não é certo. Ok, "eles não jogaram com vontade", "eles não treinam o suficiente", "o técnico não soube posicionar", etc, mas (a) se eles estão ali é porque eles são bons, podem não ser os melhores, mas são bons; (b) já parou pra pensar que se a tentativa do técnico tivesse dado certo os comentários seriam "uau, ele é muito inteligente né, nossa o cara sabe mesmo". Quem não arrisca não petisca, e me responde: todas as suas tentativas na vida deram certo?
Por último (e mais importante): perder uma copa do mundo NÃO É MOTIVO PARA SE ENVERGONHAR DE SER BRASILEIRO. Como eu fiquei brava com comentários, que vi nas redes sociais, do tipo "que vergonha de ser brasileiro", "que humilhação esse país". Primeiro que não há motivo pra ter vergonha de ser brasileiro. Nosso país é lindo, rico, abençoado, cheio de gente bonita, simpática, hospitaleira. Motivos pra ser envergonhar da situação do país são a corrupção, a miséria, entre outros. Mas, de ser brasileira, nunca, nunca me envergonharei. Sou muito grata por ter nascido nesse país, que tem uma história, uma cultura, uma língua linda.
Eu sou brasileira, com muito orgulho, sim, e com muito amor com certeza.

Até uma próxima,
Anna Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário