sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A doce sina de dançar

Quem me conhece sabe que sou bailarina. Desde criança sou apaixonada pela atividade e até hoje continuo praticando, apesar de ter ficado uns anos parada depois voltei depois saí depois voltei... Enfim, o fato é que eu sou capaz de passar horas seguidas assistindo incansavelmente a espetáculos, festivais, variações, etc. Dançar pra mim é uma das coisas indispensáveis na vida.
Há alguns dias atrás, assistindo mais um desses festivais, notei com certa infelicidade como as coreografias tem se caracterizado hoje em dia. Parece que a intenção dos coreógrafos é seduzir a platéia com suas bailarinas, ainda que a platéia seja formada dos pais, mães, familiares e amigos das bailarinas.
Meu choque maior foi ver a turma de 3-5 anos numa performance que consistia em rebolar para o público e girar seu rabinho (o figurino era de um felino). Pode parecer uma besteira para você, mas eu sinceramente não gostaria de matricular minha filhinha linda e ingênua de 3 aninhos no ballet, e no grande dia a ver mexendo seu bumbunzinho pro público enquanto a música com tom misterioso e quase sedutor toca. Isso vai da opinião de cada um, claro, como eu já disse.
Afinal, o que realmente quero expressar nesse post é que a dança é muito mais do que um meio de sensualidade. É claro que existem diversas culturas e diversos objetivos a se alcançar através dela, mas não é só isso. Grande parte da sociedade hoje enxerga a dança dessa única forma, e acredito que o único que consegue se "salvar" dos equívocos é o ballet clássico, talvez por ser tradicional... mas não posso afirmar, é uma suposição, nada baseado em pesquisas.
Dançar é uma atividade super saudável: alivia o stress, estimula a coordenação motora e a concentração, melhora o bombeamento cardíaco e a circulação sanguínea, queima calorias, trabalha os músculos (fortalece, estica, etc etc etc), e te torna apaixonado, fazendo com que você por toda a vida leve a doce sina de dançar, dançar, dançar.
Minha dica de hoje é: encontre seu estilo de dança favorito, coloque o figurino adequado e 5, 6, 7 e 8.
Até mais,
Reverence,
Anna Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário